sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SAIA DO SEDENTARISMO!

Dez dicas para fugir do sedentarismo no dia-a-dia.
1.
Não fique parado. Se trabalhar em um escritório, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.
2. Suba pela escada até três andares, e desça até cinco. Ou mais, se o preparo físico permitir (por favor, sem salto alto, pois isto desequilibra e pode levar a quedas e entorses. Também não é adequado para quem tem doença ortopédica em joelhos e tornozelos).
3. Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.
4. Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).
5. Em shoppings, vá pela escada.
6. Faça ginástica laboral em seu escritório ou demais ambientes de trabalho. Se não houver, sugira que seja criada.
7. Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 kcal/hora); passeie com o cachorro (150 kcal); toque bateria, se os vizinhos não se incomodarem (110 kcal); arrume a cama (60 kcal/hora).
8. Limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.
9. Faça alguns alongamentos a cada hora, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Ajuda a relaxar, melhora a concentração e queima calorias (principalmente se você trabalha muito tempo ao computador).
10. Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordam. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas - nozes, amêndoas ou castanha do Pará). Sua saúde agradecerá!

E então, vamos praticar atividades físicas e viver melhor?

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SEDENTARISMO



O Sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.


O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.


O primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é mudar alguns hábitos de vida, principalmente junto dos mais novos. Exercícios como subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro são atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as conseqüências ligadas à inatividade.


No caso de optar por uma prática esportiva ou uma outra atividade específica para emagrecimento, procure por um profissional na área de Educação Física para orientações adequadas, seguras e melhores resultados.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EXERCÍCIO AERÓBICO X ANAERÓBICO


O Exercício Aeróbico é aquele que refere-se ao uso maior de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar e pedalar são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos.
Os Exercícios aeróbicos típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos de velocidades variados. Esta categoria de exercício, é a que traz mais benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida, os exercícios aeróbicos de longa duração queimam as reservas de gordura do corpo humano.

Os Exercícios Anaeróbicos são os exercícios físicos que requerem a diminuição da oxigenação muscular, basicamente se trata dos movimentos que forçam os músculos de tal forma que na circulação sanguínea acaba ficando com menos oxigênio e produzindo ácido lático, chegando à fadiga muscular.
São ideais para melhorar a resistência e a força do corpo, e tem um efeito importante na resistência cárdio-respiratória.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O QUE É ATIVIDADE FÍSICA? VOCÊ SABE?

Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Classificamos as atividades em:
Exercício aeróbico: caminhadas, corridas, danças, ginastica, natação, etc.
Exercício anaeróbico: musculação, corridas curtas, saltos, flexão de braço, abdominais, etc.
Obs.: Na próxima dica explicaremos os tipos de atividades.