quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ATIVIDADE FÍSICA PARA O SISTEMA CIRCULATÓRIO


Para o coração ele dá resistência. Com o treinamento você poderá fazer à mesma atividade física com menos batimentos cardíacos e mesmo em repouso sua freqüência cardíaca vai abaixar. Isto porque o coração fica literalmente mais forte. Então para ejetar a mesma quantidade de sangue, ele vai precisar de menos movimentos. Para a circulação periférica é ótimo.

Isto porque as panturrilhas funcionam como "segundo coração" e fazem com que o sangue que ficam nas veias retorne melhor para o tórax

Exercícios Físicos para Prevenção da Doença Coronariana
Aumentar a eficiência da circulação sangüínea;
Aumentar o fluxo de ar pelos pulmões;
Melhorar a proporção entre o colesterol "bom" e "mau" (HDL e LDL);
Diminuir os triglicérides;
Diminuir a pressão arterial;
Diminuir o stress.

Exercícios Físicos para Hipertensão Arterial
Diminuir riscos do infarto do miocárdio, de doenças arteriais e derrames cerebrais;
Diminuição do peso e das gorduras do sangue;
Diminuição dos níveis alteração da pressão e mesmo da dosagem de medicamentos;
Promover o condicionamento físico.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ATIVIDADE FÍSICA E CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA


O coração bombeia com alguma intensidade o sangue para chegar às zonas mais distantes, como pernas e pés. Mas as veias que deviam conduzir o sangue de volta contêm pequenas válvulas que se tornam insuficientes. Ao não fazerem a pressão suficiente para trazer o sangue de volta, fica assim estagnado nessa zona o sangue que devia subir, como a força da gravidade também não ajuda, passamos a ver então a dilatação venosa (com veias dilatadas e/ou tortuosas) por expansão que é o mesmo que falta de retorno venoso.A falta da atividade física é o principal fator para uma má circulação. Portanto, não é correto presumir que a sensação de pernas cansadas não passa de um simples estado de fadiga. Na realidade, é necessário estar atento aos sintomas, porque a persistência dos mesmos pode revelar a presença de uma patologia crônica.

Enquanto que a maior parte das pessoas sofre efeitos como cansaço ou dormência, algumas pessoas podem também vir a sofrer de problemas mais graves.

A pratica de exercícios físicos é um dos fatores mais benéficos para a circulação, uma vez que os músculos, ao serem contraídos, atuam como corações periféricos. Podemos dizer então que as veias empurram o sangue em direção à parte superior do corpo. Além disso, a atividade física aumenta o fluxo arterial.

Caminhar, nadar, correr, passear, andar de bicicleta e etc. Ajuda a favorecer o sistema cardiovascular, a controlar o peso, a diminuir a pressão sanguínea e a reduzir o nível de LDL (o chamado colesterol mau).