quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SAÚDE II



DICAS PARA CAMINHADAS
A caminhada é, sem dúvida alguma, um dos exercícios mais adequados para todas as idades. No entanto, é preciso tomar algumas precauções para que a caminhada seja uma aliada da saúde. A principal medida é manter uma postura adequada para caminhar com segurança.
Mas, a melhor dica é não sair andando por aí… Consulte o seu médico e receba as orientações adequadas para que, além de um grande prazer, a caminhada seja sua aliada para manter uma boa saúde.

1. Ao caminhar, deixe as preocupações de lado. A pessoa preocupada, sem perceber, tem a tendência de deixar o corpo tenso. E, tensionar o corpo durante o exercício, pode ocasionar alguma lesão.

2. A cabeça deve estar centrada nos ombros; o olhar focaliza o horizonte, em linha reta; o queixo e a cabeça acompanham o olhar.

3. Os ombros devem estar relaxados. Evite incliná-los para a frente ou para os lados.

4. O tórax deve ficar em posição normal, sem desvios para a frente ou para trás.

5. Os braços devem estar para baixo, levemente dobrados. O balanço dos braços durante a caminhada deve ser natural e suave.

6. Nas mãos, o ideal é agir como se tivesse segurando uma borboleta. A idéia é não apertá-las, para não esmagar a borboleta, nem abri-las demais para não deixar a borboleta fugir.

7. Para proteger a coluna, o abdome deve estar contraído, estável e ereto. Esse movimento permite também apontar o cóccix (ossinho no final da coluna) em direção ao chão, alinhando a coluna vertebral.

8. Mova o quadril de forma natural, acompanhando o movimento das pernas para frente e para trás. Nunca movimente os quadris para os lados.

9. Atenção com os pés! O calcanhar deve tocar o chão primeiro. É importante rolar a pisada no sentido calcanhar, arco e dedos, complementando sempre essa seqüência antes de mudar para o próximo passo.

10. A respiração é muito importante! A dica é concentrar-se em manter a respiração suave, profunda e regular. Ao ficar relaxado, o coração do praticante da caminhada vai bater ritimadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário